fbpx

A automação industrial é todo sistema dinâmico que controla e realiza automaticamente qualquer tipo de produção em indústrias a partir de um mecanismo computacional. Vários tipos de sensores e processadores estão interligados nesse sistema coletando dados e executando tarefas muitas vezes complexas demais para um ser humano gerenciar.

Esse tipo de sistema tem revolucionado a indústria justamente pelas vantagens que têm trazido. Algumas dessas são o aumento da produtividade, melhor planejamento e controle da produção, redução de custos, melhoria no padrão de qualidade e segurança. Todos esses fatores trazem vantagem competitiva para a empresa.
Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça algumas aplicações da automação industrial. Confira!

Inversores de Frequência Delta

O controle da corrente de energia em uma indústria é fundamental. Isso porque as máquinas devem ser ligadas à frequência correspondente ao que está previsto nos termos do fabricante. No entanto, fazer isso manualmente pode ser difícil ou em alguns casos, impossível.

Nesse contexto, uma máquina inversora de frequência pode ser ideal. Ela tem a função de realizar o controle da velocidade, reversão, parada e partida de motores trifásicos. Essas funcionalidades estão disponíveis para motores sem e com carga, bobinadoras de papel ou plástico, entre outros maquinários.
Confira o produto: Inversor de Frequência Delta 1CV

Hidrômetro Multijato M170

Gerenciar o consumo de água é uma tarefa essencial para muitas indústrias. Um sistema de controle de água ineficiente pode gerar desperdício, além de aumentar os custos de produção se a conta de água for desproporcional ao consumo. Para evitar isso, a recomendação é adotar o uso de um hidrômetro multijato.

Ele é perfeito para a medição em alta vazão, pois é do tipo velocimétrico e possui mecanismo de transmissão magnética. O hidrômetro multijato também possui saída para leitura remota e apresenta um indicador de fraude. A totalização de vazão é para 9.999m³.
Confira o produto: Hidrômetro Multijato M170

Controlador de temperatura Novus N1030

Outro equipamento importante para a automação industrial é o controlador de temperatura. Afinal, é preciso trabalhar com a temperatura ideal para não prejudicar os processos produtivos. Há casos em que a temperatura indevida pode danificar a matéria-prima, prejudicando o planejamento e controle da produção.

Em vista disso, o controlador de temperatura Novus N1030 é a indicação perfeita. Ele é compacto e vem com um conector destacável. Ainda possui duas saídas independentes, o que facilita a configuração de cada uma delas para funcionar como alarme ou controle. O controlador Novus N1030 é de fácil instalação em áreas de pouca profundidade, otimizando o espaço e reduzindo custos.
Confira o produto: Controlador de temperatura Novus N1030

Essas foram algumas das aplicações da automação industrial. É importante destacar que esse processo não abrange apenas os processos industriais de chão de fábrica, mas podem ter possibilidades no setor administrativo. Aplicativos de gerenciamento de recursos humanos e emissão de notas fiscais são alguns dos exemplos da implementação de automação em outros setores de uma indústria.

Quer conhecer algumas novidades de automação industrial? Visite a loja online da Salfatis. Lá é possível encontrar produtos para controle e automação da melhor qualidade e com um bom custo-benefício.