Tanto uma residência quanto uma indústria precisa fazer o controle da energia elétrica que recebe. Isso é fundamental para saber se o consumo está realmente sendo aferido e os valores cobrados estão corretos. Uma ferramenta essencial nesse processo é o medidor de energia elétrica.

Hoje em dia, existem vários modelos no mercado com inúmeras funcionalidades e aplicações. Por exemplo, há aqueles que são usados para uso residencial e outros para indústrias. Também aqueles com sensor contra fraude e aferição precisa e rápida.

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este texto e descubra sobre o funcionamento de um medidor de energia elétrica, como surgiu e seus principais modelos e aplicações. Confira!

O que são os medidores de energia elétrica?

Medidores de energia elétrica são dispositivos eletromecânicos ou eletrônicos que fazem a aferição do consumo de energia elétrica. O medidor eletromecânico funciona graças as interações de fluxos magnéticos. Internamente ao equipamento, existem discos que se movimentam, captando o fluxo da corrente elétrica. A quantidade de energia consumida é medida a partir da variação desses discos.

Já o medidor eletrônico faz a aferição de energia através de transdutores de tensão e de corrente. Estes captam sinais da entrada de energia e os ajustam para que sejam medidos. Uma vantagem do medidor eletrônico em relação ao eletromecânico é capacidade medir a energia gasta de maneira mais precisa e rápida.

Qual a origem e as atuais aplicações dos medidores de energia elétrica?

O primeiro protótipo do que hoje temos de medidores de energia elétrica surgiu pelas mãos do engenheiro eletricista norte-americano Oliver B. Shallenberger no final do século XIX. Naquela época, a proposta era justamente medir a quantidade de energia que chegava nas localidades, especialmente fábricas, uma vez que a energia elétrica era uma invenção recente e precisava ter parâmetros de controle e acompanhamento.

Com o passar do tempo, a novidade de Oliver ganhou incrementações. Hoje em dia os medidores de energia elétrica são utilizados em quase todas as residências, lojas, indústrias e qualquer outro estabelecimento que utiliza energia elétrica.

Atualmente esses dispositivos são utilizados para medir tensão, potência e corrente elétrica. Uma das aplicações mais frequentes é a medição do consumo, ou seja, de potência concentrada ao longo de certo tempo. Por exemplo, a medição domiciliar que varia entre 27 e 33 dias.

Outra aplicação que pode ser encontrada em medidores mais modernos é a possibilidade de traçar um gráfico daquilo que foi auferido. Por exemplo, é possível extrair a relação da tensão com a corrente elétrica, e com isso compreender o comportamento de ambos, destacando a queda de tensão ou picos de consumo de energia.

Quais os tipos de medidores de energia elétrica?

Medidor de energia monofásico

O medidor de energia monofásico é recomendado para atestar consumo de energia ativa. Isto é, mensura a energia produzida por algum tipo de trabalho, como o acendimento de uma lâmpada ou televisão. O medidor de Energia Monofásico 2 fios Nansen Lumen é ideal para instalações fase mais neutro.

Ele possui visor ciclométrico de 5 dígitos e design mecânico com policarbonato, o que garante alta performance mesmo em situações de alta temperatura e umidade. O medidor de energia Nansen possui selo do Inmetro e dispositivo anti-fraude.

Medidor de energia bifásico

Esse tipo de medidor de energia elétrica é ideal para faturamento de energia ativa em consumidores residenciais de baixa tensão. Os medidores de energia VECTOR PAR Bifásico foram fabricados com materiais de alta qualidade, tecnologia moderna e efetivamente proteção contra descarga eletrostática.

Medidor de energia trifásico

Outro tipo de medidor de energia é o trifásico. O do modelo Ks70 Nansen é multifunção, podendo auferir energia ativa e reativa, além de ser compatível com diferentes tarifas horárias em consumidores industriais e comerciais. Esse medidor também é fabricado com materiais resistentes e inteligentes, os quais suportam altas variações de temperatura – até 85° C – e umidade.

Medidor de energia polifásico

Esses dispositivos que funcionam do modo polifásico medem a energia reativa, a qual ocorre quando existem um fluxo magnético nos transformadores, bobinas de motores e outros equipamentos.

O modelo Vector Par polifásico é direcionado para consumidores residenciais de baixa tensão. Ele possui iluminação LED para indicação de funcionamento (tensão) e dispositivo anti-fraude, o qual detecta a abertura da tampa principal. Esse medidor contém recursos e funcionalidades voltadas para atender exigências atuais do mercado.

Essas foram algumas informações sobre medidor de energia elétrica. Agora que você sabe encolher o modelo de medidor, é importante otimizar a durabilidade dele. Isso tem relação imediata com a montagem do quadro elétrico, onde vai ser colocado o medidor. Essa montagem necessita ser profissional, para que não haja interferência significativa na qualidade dos resultados do medidor.

Quer adquirir seu medidor? Acesse a nossa loja!