Para obter maior eficiência e qualidade a indústria precisa ter controle dos processos industriais total da sua linha de produção automatizada, senão tudo se tornaria extremamente complexo – para não dizer impossível – trabalhar da forma certa e nem obter uma previsão de qual será o resultado. Neste artigo, você vai entender o que é e qual a importância que os controladores de processos industriais tem no controle de processos industriais, e se deve ou não utilizá-lo.

O que são os controladores de processos industriais?

Em automação industrial, no controle de processos industriais, os controladores ficam encarregados de controlar o processo industrial através de algoritmos específicos como PID ou lógica fuzzy (ou lógica difusa). Essa solução de automação industrial é realizada por máquinas que geralmente possuem funções como: medir o valor da variável do processo; indicar algum sinal de correção; aplicar determinada correção, etc.

Esses controladores podem controlar todo o processo ou apenas uma parte dele. Tudo é processado por algoritmos lógicos e matemáticos específicos e que são previamente estabelecidos.

O ciclo dos controladores

O funcionamento dos controladores de processos industriais ocorre em quatro etapas. Primeiro, o controlador irá receber uma medida do sensor e, em seguida, a medida será comparada com a referência. Após isso, o sinal de correção é calculado utilizando os algoritmos previamente definidos como base e, por fim, o ajuste é enviado para o atuador.

Os controladores são importantes porque ficam responsáveis por uma ou mais malhas de controle, sendo chamados de single loop e multi loop. O single loop é quando o controlador é direcionado a uma malha específica. Já no processo de multi loop, um controlador fica responsável por diversas malhas simultâneas.

Em uma planta industrial podemos encontrar inúmeros tipos de controladores. De temperaturas, vazão, pressão, nível, posicionamento, entre outros. A conversa entre os diferentes controladores atualmente se dá através de redes e alguns equipamentos já se comunicam por conexão wireless, tornando o processo mais prático.

Tipos de controladores de processos industriais

Temperatura: Esses controladores possuem 3 tipos de controle para a temperatura: o ON/OFF, proporcional e o PID. O primeiro é o mais simples, serve apenas para ligar e desligar os equipamentos de resfriamento ou aquecimento. O proporcional permite controlar a temperatura antes de sair da faixa monitorada e te dá opção de configurar para mantê-la através do aumento ou diminuição da energia. Já os PIDs, são ajustados previamente e por isso são altamente precisos no ajuste da temperatura.

Universal: Esse controlador geralmente aceita a maioria dos sensores e sinais utilizados na área, tendo todos os tipos de saída necessários para atuar em diversos processos.

Temporizador: Esse tipo de controlador é responsável por medir o intervalo de tempo, sequência, iniciar ou interromper um determinado processo. Os temporizadores podem ser mecânicos, elétricos ou digitais.

Onde comprar?

Com muitos anos de experiência no mercado, a loja Salfatis trabalha com a venda de diversos tipos de controladores de processos industriais, mantendo uma constante atualização da sua linha de produtos e um ótimo atendimento. para conferir os melhores preços e ir às compras!