Na sua empresa você geralmente passa por problemas como choques mecânicos na partida do motor, uso constante de variadores mecânicos e eletromagnéticos e processos ainda muito dependentes da intervenção de operadores humanos? Se isso acontece, muito provavelmente você ainda não saber o que é um inversor de frequência e o que ele pode fazer por sua empresa.

Atendendo a diversas necessidades principalmente da indústria, os inversores de frequência trazem economia de energia e aumento da vida útil das máquinas.

Quer saber mais sobre assunto? Acompanhe este texto e conheça como funciona o inversor de frequência, em quais situações ele pode ser aplicado e quais seus benefícios. Confira!

O que é um inversor de frequência?

As máquinas de alta performance geralmente são constituídas por um motor de indução. Trata-se de um motor elétrico que funciona a partir de dois campos magnéticos, os quais podem oferecer frequências variadas.

A fim de controlar essas frequências, administrando a velocidade do motor, foi criado o inversor de frequência. Ele garante que o motor trabalhe em diferentes velocidades, não necessitando do uso de meios mecânicos, tais como polias, válvulas e redutores.

Para quais aplicações um inversor de frequência pode ser usado?

Os inversores de frequência são requisitados para diversos modos de produção, essencialmente na indústria. Por exemplo, há inversores de frequência para máquinas de tanques resfriadores de leite, centrífugas e esteiras transportadoras.

Existem também inversores de frequência específicos para climatizadores evaporativos. É o caso daqueles pertencentes à série YF iR. Esta linha contém controle remoto e funções especiais como “Ventilar” e “Climatizar”. Sem contar que possui temporização da bomba d´água e da secagem automática do painel evaporativo.

Se o seu ramo for máquinas de sorvete e de salgados, pode ficar tranquilo que existe inversor de frequência para essas máquinas. A linha XF05 apresenta design compacto e vem com teclas projetadas para facilitar a usabilidade. Outro detalhe é que a entrada do inversor de frequência XF05 é monofásica e sua saída, trifásica.

Quais os principais benefícios dos inversores de frequência?

Dentre os principais benefícios da utilização do inversor de frequência é a possibilidade obter a velocidade da máquina de forma flexível, segura e precisa. Por exemplo, um inversor de frequência consegue controlar a velocidade do motor sem grandes perdas de torque, realizar a aceleração da máquina de maneira suave e programada e fazer a frenagem direta no motor.

Ou seja, você tem controle sobre a velocidade da máquina de acordo com a necessidade da ocasião. Outros benefícios são a redução de choques mecânicos na partida do motor e menor intervenção humana, uma vez que os processos podem ser programados com eficiência.

Essas foram algumas informações sobre o que é um inversor de frequência. Com todas essas características, o inversor de frequência proporciona um excelente custo-benefício. Isso porque seu funcionamento ajuda a reduzir o consumo de energia elétrica, prolonga a vida útil da máquina e de outros componentes, tais como engrenagens e polias.

Quer saber onde comprar um inversor de frequência? A resposta para sua pergunta é a loja online da Salfatis. Acessando a seção Inversores de Frequência você encontra diversas opções de inversores.